1) Água interfere no resultado de seu exame de laboratório? “Quebra jejum”?
Não. Mas convém tomá-la com moderação (máximo um copo de 300mL). O excesso interfere nos exames de urina.
2) Medicamentos interferem em exames laboratoriais? Antibióticos interferem no exame de cultura de urina?
Alguns sim. Portanto, quaisquer que sejam os medicamentos que esteja tomando, avise o atendente do laboratório antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.No caso de uso prévio ou atual de antibióticos, o nome do medicamento precisa ser informado ao laboratório. A administração de antibióticos não impede a realização da cultura, mas em algumas situações pode interferir no resultado do exame.
3) O paciente deve suspender os medicamentos antes da coleta de sangue?
Não. A suspensão de medicamentos somente pode ser autorizada pelo médico assistente e seu uso deve ser mantido conforme orientação do mesmo. Alguns exames são realizados exatamente para avaliar o efeito do uso do medicamento. Para drogas de monitorização terapêutica, cuja coleta de sangue é sugerida imediatamente antes da próxima dose, é conveniente o paciente trazer consigo o medicamento em uso, para evitar ultrapassar o horário programado para a medicação.
4) O cigarro causa interferência nos resultados dos exames?
Sim. O fumo pode elevar a concentração de substâncias como adrenalina, aldosterona, cortisol e antígeno carcinoembrionário. O tabagismo também é causa de elevação na concentração de hemoglobina, no número de leucócitos e de hemácias e no volume corpuscular médio. E ainda, o fumo causa redução na concentração de HDL-colesterol.
5) Bebida alcoólica e o fumo podem alterar resultados de exames?
A bebida alcoólica altera triglicérides e algumas provas hepáticas (fígado), falseando os resultados (faz elevar seus níveis). O ideal é que suspenda a bebida alcoólica por 24 a 72 horas antes da realização dos exames.
6) Menstruação interfere nos exames?
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo 3 dias após o período menstrual. Se tiver alguma urgência, a paciente deverá fazer assepsia no momento da coleta e fazer uso do tampão vaginal para que o sangue menstrual não se misture com a urina.
7) Existe algum impedimento para realizar exame de sangue caso o paciente apresente gripe, resfriado ou febre?
Em tese, não há problema. Aliás, alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre continua e a intenção do médico solicitante é verificar se alguma infecção é responsável pelo quadro febril. Mas é importante consultar o médico responsável ou o laboratório antes de coletar o material, pois em alguns casos pode haver interferência nos resultados, principalmente nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos.
8) Atividade física ou esforço físico atrapalham os exames laboratoriais?
Alguns exames são prejudicados, por exemplo; PSA, glicose, prolactina, dentre outros. O paciente exercendo atividades físicas não obterá os verdadeiros resultados dos exames. Porém, sempre que possível recomendamos aos pacientes que venham ao laboratório receber as devidas orientações (específicas de cada exame).
9) Jejum muito prolongado altera resultados de exames?
Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 16 horas) também causa variações nos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado.
10) Como a alimentação pode interferir no resultado dos exames? A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?
O alimento consumido no dia anterior ao exame pode interferir no resultado da taxa principalmente do triglicérides.A recomendação médica é para que os pacientes mantenham uma alimentação normal, sem grandes alterações na dieta habitual, caso contrário, os resultados obtidos serão falsos.Especialmente no caso dos triglicerídios, mudar drasticamente a dieta na véspera da coleta, produzirá um resultado que não condiz com a realidade.
11) Por que quando se tira sangue, as vezes o local fica roxo?
Isto chama-se hematoma. A formação de hematoma é uma situação comum após punção de artérias e veias. O hematoma origina-se do extravasamento do sangue para o tecido sob a pele, durante ou após a punção. Compressas frias podem ser utilizadas por 24 horas para auxiliar a reduzir a dor local e a progressão do hematoma. O procedimento de dobrar o braço após a retirada da agulha e/ou carregar objetos relativamente pesados logo após a coleta contribuem sobremaneira para a formação do hematoma mesmo após uma coleta de sangue bem sucedida.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA COLETA DE SANGUE
Jejum necessário
Jejum dispensável
- Glicose
- Hemoglobina Glicada
- Colesterol Total
- Colesterol HDL
- Triglicerídeos
- Ácido Úrico
- Uréia
- Creatinina
- Sódio
- Potássio
- Magnésio
- Cálcio
- TGO
- TGP
- Gama GT
- Fosfatase alcalina
- Bilirrubinas
- CPK
- CK - MB
- Amilase
- Fósforo
- Proteínas totais e frações
- Hemograma
- Coagulograma
- TSh
-T4 , T4L
- T3, T3L
- FSH
- LH
- Estradiol
- PSA
Como realizar coletas de urina e fezes em casa?
COLETA DE URINA PARA CULTURA E URINA DO TIPO 1: PREPARO DO PACIENTE: Pacientes homens, devem lavar as mãos e fazer a higiene do pênis om água e sabonete, enxaguar bem e secar com toalha seca e limpa. Mulheres, devem lavar bem as mão e fazer a higiene da região vaginal com água e sabonete, enxaguar bem e secar com toalha seca e limpa, fazendo sempre o movimento de frente para trás (da região da vagina para o ânus). COLETA: Utilizar o frasco de coleta fornecido pelo Laboratório. Pela manhã ao levantar-se o paciente deve coletar a primeira urina da manhã, porém o primeiro jato de urina deve ser desprezado e o restante coletado e no frasco, fechando-o imediatamente e encaminhando-o ao Laboratório. O frasco poderá ser entregue no Laboratório em até duas horas.
COLETA DE URINA 24 HORAS: Desprezar a primeira urina do dia e colher todas as outras micções, inclusive a primeira do dia seguinte. Utilizar urinol limpo e seco para a coleta da urina. Colocar em frasco plástico adequado, bem tampado e guardar na geladeira até hora de entregar no laboratório.
EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES: O paciente deve coletar no frasco fornecido pelo Laboratório, uma pequena quantidade de fezes (2 pazinhas). Manter o frasco em temperatura ambiente. É importante que a amostra de fezes não seja misturada com a urina. Tampar bem o frasco. Se possível enviar o material ao laboratório imediatamente após a coleta. Caso a última coleta tenha sido realizada na parte da tarde ou da noite, manter o frasco em local refrigerado até enviar ao laboratório.